Olá, pessoal! Sou Newton Lima, designer de interiores, sócio da mostra de decoração permanente Casa Conteúdo em São Paulo, colunista da revista Casa e Jardim, e estarei com vocês a partir desse mês aqui no Blog da Placas do Brasil trazendo assuntos, ideias e esclarecimentos sobre o MDF e suas aplicações nos projetos.
Aliás, o MDF, ou “Medium Density Fiberboard” (em português, “Placa de Fibra de Média Densidade”), é um material derivado da madeira, bastante utilizado na fabricação de móveis e em projetos de interiores há várias décadas, sendo produzido a partir de fibras de madeira que são aglutinadas com resinas sintéticas e prensadas sob alta temperatura e pressão para formar as placas.
Para avançarmos, vou listar algumas formas de como o MDF pode ser aplicado em diferentes funções num projeto de interiores.
O MDF é ideal para criar armários e closets personalizados, ja que a sua superfície lisa permite acabamentos variados, como laca, revestimentos em melamina ou até mesmo envernizamento, resultando num visual sofisticado e adaptado ao espaço. Com sancas e molduras desse material podemos variar no estilo, a exemplo dos boiseries.
Pela mesma plasticidade do material, também é possível trazer para realidade nichos com design personalizado, que trazem maior possibilidade de produção aos projetos. Com relação as estantes, percebemos uma volta maciça do móvel em versões piso-teto e como solução para dividir ambientes sem comprometer o campo de visão.
Como alternativa a pintura e papéis de parede, o MDF pode ser cortado em diversas formas e acabamentos para criar painéis que trarão uma textura diferenciada e envolvente ao ambiente. Aliás, tenho notado painéis ripados ou com detalhes culpidos em alta nas últimas mostras de CASACOR.
Com o avanço dos modelos de camas box (cada vez maiores) outra aplicação comum é na criação de cabeceiras personalizadas, muitas vezes integradas a outros elementos como prateleiras ou iluminação embutida.
Como solução de economia de espaço e valorizando a privacidade num ambiente, as portas de correr projetadas com o MDF podem ficar ocultas na parede. Já os modelos pivotantes, adicionam um toque sofisticado ao espaço, com indicação para a porta principal de entrada nas residências.
Assim como nos armários e closets, o MDF pode ser tratado e revestido tornando-se uma excelente escolha para áreas molhadas, ideal para bancadas, ilhas e gabinetes nesses cômodos, especialmente quando combinado com outros materiais como vidros, espelhos e pedras naturais ou sintéticas.
Curtiram as inspirações? Mande pra gente uma foto do seu projeto com MDF e, quem sabe, ele não aparece por aqui?
Nos encontramos no próximo mês!
Quer ficar por dentro das nossas novidades, produtos e inovações? Siga a Placas do Brasil em nossas redes sociais, Instagram, LinkedIn, Pinterest e YouTube para acompanhar tudo que preparamos para você.
Somos uma empresa 100% brasileira e orgulhosamente capixaba. Atuamos na produção e comercialização de painéis de MDF de alta qualidade provenientes de florestas de eucalipto 100% renováveis.
Localizada em Pinheiros, no norte do Espírito Santo, nossa fábrica é equipada com tecnologia de ponta e uma estrutura moderna com uma capacidade de produção de 30.000 m³/mês de painéis de MDF naturais e 12.000 m³/mês de painéis revestidos, ecologicamente corretos e de qualidade excepcional para atender aos mercados mais exigentes em diversas aplicações.