Indústria brasileira genuinamente capixaba, especialista na produção de painéis de MDF de alta qualidade, provenientes de florestas 100% renováveis de eucalipto, a Placas do Brasil foi criada em 2011 com a união de empresários Espírito-Santenses. Sediada no município de Pinheiros, norte do estado do Espírito Santo, na região sudeste do Brasil. Sua estratégica localização é uma excelente fonte de abastecimento e logística para os mercados dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, abrangendo o sudeste e o nordeste brasileiro.
No ano de 2018, tinha como estrutura firmada uma área total de 665.000 m², com cerca de 200.000 m² de área construída de planta fabril. Atualmente, emprega mais de 200 colaboradores diretos, participando do desenvolvimento econômico de toda a região.
Com investimentos superiores a R$600 milhões de reais, possui uma estrutura contemporânea com equipamentos e tecnologia de última geração, com capacidade de produzir 30.000 m³ por mês de painéis de MDF naturais e 12.000 m³ por mês de painéis de MDF revestidos.
Após um ano da produção da primeira chapa de MDF natural, a indústria capixaba Placas do Brasil inicia sua nova fase apresentando a linha de painéis revestidos decorativos entregando ao mercado moveleiro e de arquitetura, matéria prima de alta performance.
A coleção denominada Identidades está sendo desenvolvida há cerca de um ano com a contratação de profissionais com expertise internacional em tendências e design. A coleção conta com padronagens que são inspiradas na brasilidade, entre elas, madeiras brasileiras, rústicas e contemporâneas, híbridos, unicolores e tecidos. Os papeis decorativos são de produção brasileira e alemã, e impressos com alta tecnologia em 3D, impregnados com resinas de alta resistência e finalizados com modernas texturas.
Segundo Luis Soares Cordeiro, presidente da Placas do Brasil, o Investimento para o lançamento da linha de MDF revestido contempla maquinários de altíssima tecnologia provindos da Alemanha, entre prensa hidráulica, estação de alimentação de painéis e de papel decorativo, estação de classificação, pratos de textura e equipamentos para embalagem. Os investimentos ultrapassaram a ordem de R$ 40 milhões.
A expectativa de fomento de negócios é de R$ 14 milhões ao mês com previsão de um faturamento anual em torno de R$168 milhões.
Conforme o Gerente Comercial Sergio Possato, o lançamento da coleção Identidades representa para a Placas do Brasil um novo momento estratégico na atuação de novos negócios e simboliza o ingresso ao mercado de produtos diferenciados com alto valor agregado. “Até então, atuávamos com a comercialização de MDF naturais e brancos, chamados commodities, e com a implementação destes investimentos e o incremento dos produtos revestidos visamos atuar e desenvolver projetos para o mercado de luxo (exigente) “, conclui.
Conheça o vídeo institucional: