A edição capixaba da Janelas CASACOR, que fica em exibição até 06 de dezembro, no shopping Vitória, traz um novo conceito de mostra de decoração por meio de uma nova proposta #fisital (físico + digital). A mostra vai além das “quatro paredes” democratizando ao público a visitação com uma experiência marcante e única, apesentando ambientes em amplos containers com paredes de vidro observados pelo público do lado de fora.
Para apresentar sua coleção Identidades de revestidos MDF, a Placas do Brasil, única indústria capixaba de MDF, marca presença em seis, de oito ambientes da Janelas CASACOR ES, são eles: Suíte Master (Cyane Zoboli); Coração da Casa (Letícia Finamore); Towne House (Studio Sérgio Palmeira); A Live Box (Renata Tristão), Refúgio nas Montanhas – Espelho D’água (Vitor Cipriano) e Espaço Múltiplo (Karla Giareta).
A mostra é o cenário perfeito para o lançamento dos padrões da coleção da Placas do Brasil, que inspirada na tropicalidade e na história do País em sua versão mais rebuscada e significativa, apresenta a natureza como origem de tudo e exalta de forma contemporânea a brasilidade. A identidade está em cada padrão, paletas energizantes, texturas agradáveis que renovam o visual em produtos cheios de personalidade, por isso o nome da coleção.
Os profissionais fizeram suas escolhas de MDF compondo seus ambientes na Janelas CASACOR, norteando o aconchego e o refúgio ao novo conceito de morar e interagir com o mundo nesse “novo normal”. Os padrões da Placas do Brasil usados nesses espaços criam uma sinergia com a natureza.
Confira os padrões usados nos ambientes de cada profissional:
O isolamento social fez muita gente, que antes vivia na correria do dia a dia sem realmente curtir a sua casa, passar a valorizar mais o conforto e o bem-estar dentro do lar. Com essa concepção, a arquiteta e designer de interiores criou um ambiente prático, mas que nada perde em elegância e aconchego. Usando poucos móveis, mas com todo o essencial que um espaço precisa, esse projeto encanta e convida para momentos de relaxamento e contemplação. Nesse ambiente a arquiteta usou do padrão Nogueira Caiapó no closet, no móvel lateral da cama e no banheiro.
MDF Nogueira Caiapó – Placas do Brasil – aplicado na cômoda, prateleira e criado mudo
Com a necessidade de mudanças de hábitos e comportamentos, passou-se a viver a era do essencial e a importância de enxergar a casa como refúgio/abrigo, surgindo a necessidade de valorizar a memória afetiva. O ambiente Coração da Casa, é um espaço multifuncional onde se representa o centro de um refúgio pra receber, trabalhar, se conectar com o próprio eu e até mesmo descobrir novos talentos. O espaço abriga living, relax, gourmet e home office permeados por escolhas de materiais naturais com texturas diferenciadas que demandam emoções, percepções e sensações. O MDF madeirado Nogueira Caiapó da Placas do Brasil traz aconchego e sobriedade ao espaço e o Congo Capixaba no cinza forrando todo o container proporciona contraste e imponência.
MDF Nogueira Caiapó e Congo Capixaba – Placas do Brasil -no revestimento de parede e forro
Em um container de 12 x2, 5 o desafio foi transformá-lo em uma Towne House, ou seja, uma casa pequena, um mini loft com banheiro com uma banheira, uma sala, um quarto e cozinha com todos os acessórios. Trazendo o luxo para essa realidade em um container onde se pode morar muito bem e que é a nova proposta norte americana e a nova proposta do mundo, em que ter menos é mais. Nesse espaço o Studio Sérgio Palmeira usou o padrão de MDF Carvalho Tupi nos arcos e na cozinha e o MDF Pimenta do Reino ripado, ambos modelos são da Placas dos Brasil.
MDF Carvalho Tupi e Pimenta do Reino – Placas do Brasil – nos arcos da cozinha e ripados
Com o fenômeno da pandemia, as lives e vídeo-chamadas tornaram-se banais, mas fundamentais, seja na vida profissional seja no papo com os amigos e a família, no entretenimento ou nos estudos. A intenção desse espaço, “A Live Box” uma “caixa viva” é também um espaço para os “ao-vivo” tão presentes no dia-a-dia nesse “novo normal”. Tudo está harmoniosamente planejado, para que seja possível trabalhar de forma tranquila e equilibrada. A Área de Transmissão (Live Spot) possui um painel de marcenaria com o MDF Guaraná da Placas do Brasil, que traz um bege aquecido em uma estrutura de tecido tipo linho, com a trama um pouco mais aberta e uma impressão artesanal em harmonia com o MDF Ingá, padrão que apresenta a delicadeza dos tecidos em uma mescla de tons acinzentados, com sua estrutura similar à lã. O desenho é clean e elegante, sem muitas distrações.
MDF Guaraná e Ingá – Placas do Brasil – revestido na parede e aparador
Com a pandemia, aumentou a busca das pessoas por casas de campo, para fugir do meio urbano e apreciar qualidade de vida que a natureza proporciona. Assim, a ideia do projeto é trazer essa realidade para a mostra, criando um espaço aconchegante e de refúgio para contemplação da bela paisagem das montanhas e relaxamento.
Todo o espaço foi revestido em marcenaria, utilizando os painéis de MDF da Placas do Brasil. Com o objetivo de trazer a natureza para dentro do ambiente, foi criado um pórtico envolvendo todo o espaço, utilizando a o painel de MDF Nogueira Goitacá. Para contrastar com este contexto, foi criado um plano de fundo aliando o painel de MDF Tropicália, que traz a natureza e as rochas ornamentais, ornando com a proposta da lareira, e o painel de MDF Pitanga, que traz um toque de cor enquanto abriga um retângulo de iluminação indireta, compondo esta atmosfera aconchegante.
MDF Nogueira Goitacá, Tropicália e Pitanga – Placas do Brasil – revestindo as paredes
O padrão escolhido para compor o ambiente Espaço Múltiplo foi o MDF Pimenta do Reino, da Placas do Brasil para criar uma unidade de cor com outro material utilizado na mesma cor, o xisto Matrix. Por ser uma loja o objetivo foi evidenciar os produtos a serem vendidos e também explorar bastante a aparência dos móveis utilizados como base para sua exposição. Simplicidade e monocromia definem este projeto.
MDF Pimenta do Reino – Placas do Brasil nas divisórias de prateleiras e bases para os objetos