A visita a um showroom é uma oportunidade prática para compreender como materiais e acabamentos influenciam diretamente a experiência espacial. A convite da Placas do Brasil, estive em Natal para conhecer a Movew, onde cada ambiente demonstra, de forma aplicada, o impacto dos padrões de MDF no design de interiores.
A primeira impressão é a que fica.
O ambiente de recepção utiliza o padrão Luar para revestir a parede principal, destacando-se pelo uso em pé-direito duplo. O grande painel
se extende desde a cozinha gourmet até a vitrine, e apresenta sulcos recortados na superfície que remetem aos contornos de uma impressão digital. Como resultado, temos uma valorização arquitetônica que agrega leveza visual ao espaço.
Neste ambiente, a harmonia entre Nogueira Arroio, Jacarandá e Pimenta do Reino nos mobiliários cria uma atmosfera acolhedora e sofisticada. O uso articulado dos padrões garante equilíbrio entre textura, tonalidade e resistência, requisitos essenciais em áreas de uso coletivo e eventos.
A composição entre Elmo Palmares e Poente evidencia a capacidade do MDF em criar ambientes sensoriais. A escolha reforça a aplicação de padrões como ferramenta de design afetivo, capaz de transmitir acolhimento e conexão emocional num espaço destinado à apresentação de projetos aos clientes.
Num espaço de integração, temos um closet aberto, que visa comprovar a funcionalidade de um projeto. Aqui, o padrão Poente reaparece no fundo do painel, enquanto o Café Torrado é utilizado nas prateleiras. Essa repetição intencional promove unidade estética e garante continuidade visual, um recurso técnico para reforçar coerência em projetos residenciais.
No andar superior, vimos num ambiente corporativo o contraste entre o cinza do padrão Pimenta do Reino e o Peroba do Brasil, aplicado no tampo da mesa, reforçando conceitos de força, identidade nacional e durabilidade. Trata-se de um exemplo de como o MDF pode traduzir valores culturais dentro de áreas de trabalho.
O showroom da Movew evidencia, na prática, como os padrões da Placas do Brasil podem ser aplicados em diferentes contextos – da recepção a espaços corporativos e de convivência.
Mais do que revestimentos, os MDFs da marca demonstram flexibilidade de uso, desempenho técnico e proximidade com os profissionais de projeto, consolidando-se como uma solução completa para arquitetura e interiores.
Até a próxima!
Newton Lima
Quer ficar por dentro das nossas novidades, produtos e inovações? Siga a Placas do Brasil em nossas redes sociais, Instagram, LinkedIn, Pinterest e YouTube para acompanhar tudo que preparamos para você.
Somos uma empresa 100% brasileira e orgulhosamente capixaba. Atuamos na produção e comercialização de painéis de MDF de alta qualidade provenientes de florestas de eucalipto 100% renováveis.
Localizada em Pinheiros, no norte do Espírito Santo, nossa fábrica é equipada com tecnologia de ponta e uma estrutura moderna com uma capacidade de produção de 35.000 m³/mês de painéis de MDF naturais e 24.000 m³/mês de painéis revestidos, ecologicamente corretos e de qualidade excepcional para atender aos mercados mais exigentes em diversas aplicações.